Mensagem da Revista Espírita Ano 1868 p. 479 e 480
- euripedesaju
- 4 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
O ESPIRITISMO NA BÍBLIA
(Ensaio sobre a psicologia dos antigos hebreus)
Por Henri Stecki
Sabe-se que a Bíblia contém uma porção de passagens em relação com os princípios do Espiritismo. Mas como as encontrar nesse labirinto? Seria preciso fazer desse livro uma leitura atenta, o que poucas pessoas têm tempo e paciência para o fazer. Em algumas, mesmo, sobretudo em razão da linguagem o mais das vezes figurada, a idéia espírita não aparece de maneira clara senão após reflexão.
O autor deste livro fez da Bíblia um estudo aprofundado, e só o conhecimento que tem do Espiritismo lhe deu a chave de coisas que antes lhe pareciam inexplicáveis ou inteligíveis. Foi assim que pôde informar-se com certeza sobres idéias psicológicas dos antigos hebreus, ponto sobre o qual o comentadores não estavam de acordo. Devemos, pois, ser-lhe grato por ter trazido essas passagens à luz, num resumo sucinto e por ter, assim, poupado o leitor de pesquisas longas e fastidiosas. As citações ele acrescenta comentários necessários à compreensão de texto, e que nele revelam o espírita esclarecido, mas não fanático de suas idéias, vendo o Espiritismo em tudo.
O nome do autor indica que não é francês; diz no prefácio que é polonês e explica em que circunstâncias foi levado ao Espiritismo, e aos socorros morais que hauriu nessa doutrina. Embora estrangeiro, escreve o francês, como aliás a maioria dos povos do Norte, principalmente os poloneses e os russos, com perfeita pureza. Seu livro é escrito com clareza, o que é um grande mérito em matérias filosóficas, pois nada é menos apropriado à
vulgarização das idéias que um autor quer propagar, do que esses livros cuja leitura fatiga a ponto de provocar dor de cabeça, e cuja proposições são uma série de enigmas indecifráveis para o comum dos leitores.
Em resumo, o Sr. Stecki fez um livro útil, razão por que todos os espíritas lhe serão agradecidos.
Agradecemos pessoalmente a graciosa epístola dedicatória que ele houve por bem colocar no frontispício de sua obra.
Comments