top of page

Tributo a Chico Xavier


Francisco Cândido Xavier, nasceu em 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo e desencarnou em 30 de junho de 2002, na cidade de Uberaba. Filho do operário João Cândido Xavier e da doméstica Maria João de Deus. A desencarnação de dona Maria João de Deus, deu-se a 29 de setembro de 1915, quando o Chico tinha apenas 5 anos. Dos nove filhos, seis foram entregues a padrinhos e amigos. Chico sofreu muito em companhia de sua madrinha. Conta ele, que apanhava três vezes por dia. O pai de Chico casou-se novamente; desta feita com Cidália Batista, de cujo casamento advieram mais seis filhos. Por essa ocasião, deu-se o seu retorno à companhia do pai, dos irmãos e de sua segunda mãe dona Cidália, que tratava a todos com muito carinho. Sua escolaridade vai até o curso primário. Trabalhou a partir dos oito anos de idade numa fábrica de tecidos. Católico até o ano de 1927, o Padre Sebastião Scarzelli era seu orientador religioso. Com a obsessão de uma de suas irmãs, a família teve que recorrer ao casal de espíritas, Sr. José Hermínio Perácio e dona Carmem Pena Perácio, que após algumas reuniões e o esforço da família do Chico, viu-se curada. A partir daí, foi mantido o Culto do Evangelho no Lar, até que naquele ano de 1927, o Chico, respeitosamente, despediu-se do bondoso padre, que lhe desejou amparo e proteção no novo caminho. No ano de 1927, funda em Pedro Leopoldo, junto com outras pessoas, o Centro Espírita Luiz Gonzaga. Poder-se-á dizer que Chico foi um médium completo, tanto do ponto de vista moral quanto da técnica mediúnica. Chico registrou em cartório a doação dos direitos autorais a que teria direito em favor de instituições beneficentes, que pela lei do homem lhe caberia sobre 412 obras, tal procedimento possibilita grande fonte de recursos a essas instituições mesmo depois de sua morte. E já são mais de 30 milhões de exemplares editados.

| A Polivalência de sua Obra Literária |

É bastante diversificada a obra literária do Chico, senão vejamos: o primeiro livro publicado foi "Parnaso de Além Túmulo", escrito por 56 poetas desencarnados, compreendendo brasileiros e portugueses. Foi recebido no período de 1931 a 1932. Na época, sua idade era de apenas 21 anos. Com esta obra, Chico começa por onde a imensa maioria dos medianeiros psicógrafos principia. Detém em sua produção Prosa, Verso, Reveladora, Identificadora, Mensagem, Romanesca, Histórico-Geográfico, Conto, Reportagem, Literatura Infantil, Literatura Jovem, Literatura Humorística, Literatura Científica e Literatura Evangélica.

| Ressonância de sua Obra |

No Cinema, No Teatro, Na Televisão, No Rádio, No Judiciário, Na Música, Na Pintura, Na Assistência Social.

CHICO SELA COMPROMISSO COM O ESPÍRITO EMMANUEL

A data do início do mandato mediúnico do Chico é considerada 8 de julho de 1927, mas o reencontro com seu guia espiritual Emmanuel, deu-se nos fins de julho de 1931. QUEM ERA EMMANUEL Senador romano na época do Cristo, conhecido por Publius Lentulus. De lá para cá do nosso conhecimento, surge nas figuras do escravo Nestório, do Padre Manoel de Nóbrega (fundador de São Paulo) e do Padre Damiano, reencarnado na Espanha. O relacionamento entre os dois, "se perde na poeira dos sóis", segundo informação que o Chico nos prestava, por informação do mentor espiritual.

JESUS – KARDEC – EMMANUEL

Como é sabido, a interação Jesus-Kardec-Emmanuel é absolutamente harmônica. E desde aquele longínquo 31 de julho de 1931, Emmanuel já determinava: " - se algum dia eu conflitar com Jesus e Kardec, me abandone Chico". Nesse clima de absoluta interação é que para comemorar centenários respectivos, da obra que compõe o Pentateuco temos: - em 1959, o livro Religião dos Espíritos, em comemoração ao centenário do Livro dos Espíritos; - em 1960, o livro Seara dos Médiuns, em comemoração ao centenário do Livro dos Médiuns; - em 1961, o livro Justiça Divina, em comemoração ao centenário do livro Céu e Inferno; - em 1964, o livro da Esperança, em comemoração ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo. Todos esses livros de autoria de Emmanuel. O Chico recebeu além desses, de espíritos diversos, o livro O Espírito da Verdade, ainda comemorativo ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo.

CURIOSIDADES ACERCA DE CHICO XAVIER

Dos dez melhores livros do século, em pesquisa realizada por órgãos da imprensa espírita, sete são da psicografia do Chico. O primeiro lugar coube ao livro Nosso Lar, na 48ª edição, com mais de 1.200 milheiros de exemplares editados. Ao longo de seus 75 anos de atividade mediúnica tornaram-se incontáveis os títulos honoríficos a que fez jus: - dezenas de cidadanias; - mais de uma centena de biografias; - instituiu-se a Comenda da Paz Chico Xavier, por decreto estadual; - Comenda Chico Xavier instituída pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo; - o Mineiro do Século, por promoção da Telemar e da Rede Globo Minas, pelos auditores independentes da Receita Federal, foram eleitas as 8 mais importantes figuras mundiais: Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Mandela, Sabin, Carlitos, Santos Dumont, Gandhi e Che Guevara. - O Maior Brasileiro da História por promoção da Revista Época - 2006. Por dados estatísticos fornecidos por órgãos da Imprensa Nacional, em seu velório que se iniciou no domingo, 30 de junho, até terça-feira, 2 de julho do ano de 2002, em certos momentos, a fila chegou à extensão de 4 km. E diante do esquife, a média era de 40 pessoas, a cada minuto. Era comovente a serenidade e o silêncio do povo, apesar de ter que esperar horas e horas seguidas na fila, sob o forte sol uberabense, para a despedida aos despojos físicos do médium. Foi sepultado com honras militares debaixo de uma chuva de pétalas de rosas. Eric Fronn nos ensina que "só o amor é justificativa à presença humana". O Chico "triplica" essa justificativa. Muitos o cognominam: "um homem chamado amor".

Fonte: FEBNET <https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-Candido-Xavier.pdf>

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


© 2018 por Grupo Espírita Eurípedes BarsanulfoS. Orgulhosamente criado com Wix.comm

Entre em contato:
 

Encontre-nos:

R. Armindo Guaraná,706  - Santo Antônio
Aracaju - SE
49060-030

+55 79 9 8852-2323

bottom of page